26 maio 2008

Culto de Domingo

Amados,
Registramos neste espaço a ação do Espírito Santo no culto de ontem á noite.
Foi um culto onde louvamos ao Pai e O adoramos. A pregação esteve a cargo do Pr. Jair da Silva e o tema foi "Devemos exterminar os 'amalequitas' de nosso viver", com base em I Samuel 15.
A igreja se alegrou na presença do Espírito e damos glória a Deus e aleluia pelos testemunhos, tudo para honra e glória de Jesus Cristo.
Seguem algumas fotos.
A paz do Senhor Jesus á todos.








20 maio 2008

O QUE DIRIGE SUA VIDA?

O QUE DIRIGE SUA VIDA?

Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja! Eclesiastes 4.4.

“O homem sem propósitos é como um barco sem leme — um vira-lata, um nada, um ninguém.” Thomas Carlyle

Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. A maioria dos dicionários define a palavra “dirigir” como “guiar, controlar, direcionar”. Se você está dirigindo um carro, um prego ou uma bola de golfe, estará naquele momento guiando, controlando e direcionando. Qual a força que dirige sua vida? Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente. Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir sua vida. Eis aqui cinco dos mais comuns.


Muitos são dirigidos pela culpa.

Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Elas freqüentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso. Quando Caim pecou, sua culpa o fez cair da presença de Deus, e Deus disse: Você será um fugitivo errante pelo mundo.1 Isso descreve a maioria das pessoas hoje em dia — perambulando pela vida, sem propósito. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiros dele. O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!2

Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva.

Eles se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, enquanto outras “explodem” sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício. O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxe tal indignação. Enquanto aquele que o ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o passado. Ouça: os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou, passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele. A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que, leva à morte?

Muitos são dirigidos pelo medo.

Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente. O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.4

Muitos são dirigidos pelo materialismo.

Seu desejo de adquirir se torna o único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária. Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores. Também é um mito a concepção de que, quanto mais possuir, mais importante serei. Auto-estima e patrimônio não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens! O mito mais freqüente a respeito do dinheiro é o que diz que, quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você — seu relacionamento com Deus.

Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação.

Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela. Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.5

Existem outras influências que podem dirigir sua vida, mas todas levam ao mesmo impasse: potencial não-aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não-realizada. Esta jornada de quarenta dias mostrará como ter uma vida dirigida por propósitos — uma vida guiada, controlada e direcionada pelos propósitos de Deus. Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não conhecê-los: nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres. Sem um propósito, a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem motivo. Sem um propósito, a vida é trivial, mesquinha e inútil.

Trecho extraído do livro "Uma vida com propósitos" de Rick Warren


14 maio 2008

FUJA DA PODRIDÃO DESTE MUNDO

FUJA DA PODRIDÃO DESTE MUNDO

Hoje em dia vivemos numa enorme degradação dos valores morais. Vemos que a sociedade de hoje praticamente não dá muita atenção aos bons costumes que outrora predominava em quase todas as famílias. Os meios de comunicação, para conseguirem maior audiência, cada vez mais descarregam toneladas e toneladas de imoralidade na sociedade. E as conseqüências muitas vezes são trágicas! - Observa-se com isso o aumento da infidelidade conjugal, da prostituição, do homossexualismo, da sensualidade precoce na adolescência, da violência, enfim, da marginalidade de uma forma geral.
Há muito tempo atrás aconteceu um fato parecido com este. Sodoma e Gomorra eram grandes cidades, onde a multiplicação do pecado fez com que seus habitantes se voltassem unicamente para uma existência materialista. Seus cidadãos viviam em completa degradação moral, promovendo orgias sexuais onde predominava o homossexualismo (Gênesis 19.4,5). Agravando-se muitíssimo o pecado destas cidades, Deus resolveu destruí-las.
Ali habitava o justo Ló,(2Pedro 2.7,8) e os dois anjos que Deus enviou para destruírem aquele lugar, foram até a sua casa, e deram o seguinte aviso a ele: “ESCAPA-TE POR TUA VIDA... APRESSA-TE, ESCAPA-TE!”, (Gênesis 19.17,22). E quando Ló, com sua esposa e duas filhas saíram da cidade, choveu do céu fogo e enxofre. A mulher de Ló perdeu a sua última oportunidade, pois, embora saindo da cidade, desobedeceu a ordem recebida, olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal (Gênesis 19.26). Jesus advertiu-nos solenemente: “No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” Lucas 17.29-30. "Este dia vem ardendo como forno: todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz, nem ramo" Malaquias 4.1.

COMO ESCAPAR?

Em nenhum recanto da terra e do universo haverá segurança, pois "de todo vacilará a terra como o ébrio, e será movida e removida” Isaias 24.20; "O dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão" 2Pedro 3.10; veja também Mateus 24.29. "Entretanto, nós, os redimidos por Jesus possuímos uma inabalável esperança: Aguardamos novos céus e nova terra em que habita a justiça" 2Pedro 3.13.

APRESSA-TE!

Aceite a Salvação que Jesus te oferece gratuitamente, agora mesmo. Reconheça que és um pecador, e, arrependido, peça perdão ao Senhor, entregando-Lhe a tua vida, e Ele te receberá. Então, descansarás na infalível promessa de Jesus: "Viverei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também", João 14.3. Leia a Bíblia Sagrada. Participe de um culto evangelístico de adoração a Deus, E em completa paz, aguarde a volta de JESUS.

ARREPENDAM-SE!

"Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: — Irmãos, o que devemos fazer? Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. Pedro continuou a dar o seu testemunho e, com muitas outras explicações, procurou convencê-los, dizendo: — Saiam do meio dessa gente má e salvem-se! Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus."
ATOS 2.37-41


09 maio 2008

Por quê você precisa da Igreja.

POR QUE VOCÊ PRECISA DA IGREJA?

Deus fundou uma nova família e começou a formá-la através da pessoa de Jesus Cristo. Esta família é a família de Deus, a Igreja de Jesus na terra. Confirmando sua fé pelo Batismo, você passou a fazer parte desta nova família.
Nesta lição você aprenderá sobre a necessidade da igreja em sua caminhada com Jesus.

A IGREJA É NECESSÁRIA PARA SUA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL
Quando falamos em edificação, estamos falando sobre firmeza e crescimento na sua caminhada com Jesus. Tanto a firmeza quanto o crescimento espiritual dependem do conhecimento da Palavra de Deus.
Atos 2:41-42 nos mostra que após o batismo os primeiros cristãos se reuniam para estudar uma doutrina. Que doutrina era essa?
Não há firmeza e nem crescimento espiritual à parte do conhecimento da Palavra de Deus. Pensando nisso a igreja cria oportunidades para o conhecimento da Bíblia através de estudos e mensagens. Este conhecimento ajudará você a evitar muitos erros ( Mateus 22:29 ), e também a discernir entre o que vem e o que não vem de Deus ( I João 4:1).

A IGREJA É NECESSÁRIA PARA A SUA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS
Ao entregar a sua vida para Jesus e confirmá-la pelo batismo, você se tornou parte de um corpo. Que corpo é este? ( I Coríntios 12:27 )
O que Cristo é dentro deste Corpo? ( Colossenses 1:18 )
O que você é dentro deste corpo? ( I Coríntios 12:27 )
Da mesma maneira que um organismo humano depende da perfeita união entre todos os seus membros, assim também é a igreja ( Romanos 12:5).

Veja abaixo porque a comunhão é necessária para a sua caminhada com Jesus:
Na comunhão você aprende a desenvolver o amor mútuo. ( I Pedro 1:22 )
Na comunhão você recebe apoio e ajuda outros através da oração. ( Tiago 5:16 )
Na comunhão você recebe conforto. ( I Tessalonicenses 4:18 )
Na comunhão você é exortado a manter a perseverança. ( Hebreus 10:25 )
Na comunhão você recebe ajuda para carregar seus fardos. ( Gálatas 6:2 )
Na comunhão você aprende a perdoar. ( Efésios 4:32 )
Na comunhão você aprende a confessar. ( Tiago 5:16 )

A IGREJA É NECESSÁRIA PARA SEU SERVIÇO A DEUS
O serviço a Deus é prestado por todo o corpo de Cristo. A igreja de Jesus é uma prestadora de serviço a Deus, é ele que tem que ficar satisfeito com o que fazemos, e ele não se satisfaz com serviços isolados. Deus quer ser servido por todo o Corpo de Cristo, a igreja de Jesus. É no contexto da igreja que você recebe os dons espirituais dados pelo próprio Deus, para proveito de todo o corpo ( I Coríntios 12:7), visando servir ao mundo como a extensão da vida de Cristo na terra.

A IGREJA É NECESSÁRIA PARA O SEU CULTO A DEUS
Deus espera de você um louvor constante e em amor. Esse louvor quando expresso pelo corpo redunda para o Louvor, Honra e Glória de Deus. Ele serve para o seu crescimento pessoal e também para o testemunho público de quem é o único digno de louvor e adoração.

Não fique longe da comunhão da igreja, pois longe dela você nunca desfrutará da vida plena prometida por Jesus.

08 maio 2008

A VERDADEIRA SALVAÇÃO


SALVAÇÃO É UM DOM GRATUITO !

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação provido por Deus é receber a Cristo pessoalmente, confiando nele somente para nos salvar.

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo morreu pelos ímpios" Romanos 5:6. Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

NECESSITAMOS DE UMA NOVA NATUREZA !

Deus o ama e deseja que você saiba que há somente um caminho para a salvação, e esse é mediante o nascer de novo. João 3:7: "Importa-vos nascer de novo." João 1:12 diz-nos como. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." Aceitar a Jesus é a única maneira de nascer de novo. Não somos filhos de Deus por natureza. Devemos receber a Cristo a fim de nos tornarmos filhos de Deus.

Somente Jesus pode limpar os nossos pecados e mudar nossa natureza; 1 Pedro 2:24: "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados." Jesus tomou nosso lugar e derramou seu sangue a fim de nos lavar os pecados. Quantia alguma de "boas obras" pode lavar um único pecado ou trocar nossa natureza.

Salvação ocorre quando clamamos a Jesus, crendo, para nos salvar. Então ele entra em nossa vida e nos tornamos filhos de Deus com uma nova natureza. Embora a salvação não seja pelas obras, a salvação verdadeira sempre produz mudança de vida. Cristo entra mediante convite pessoal, como Senhor e Salvador para mudar nossa vida e viver sua vida por intermédio de nós.

A SALVAÇÃO É INSTANTÂNEA !

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é instantânea. No momento em que nos arrependemos, que deixamos nossos pecados e nos voltamos para Jesus, ele nos salva. Como diz o hino: "Tal qual estou, eis-me aqui Senhor, pois o teu sangue remidor..." Cristo disse ao ladrão não batizado e não salvo, na cruz, (uma resposta instantânea de salvação ao clamor confiante do ladrão): "Hoje estarás comigo no paraíso" -- Lucas 23:43. (Paraíso é o mesmo lugar que Paulo viu como o céu de Deus, 2 Coríntios 12:2-4.) Jesus garantiu a salvação de uma prostituta: "A tua fé te salvou; vai-te em paz" -- Veja Lucas 7:50. Salvação instantânea!

A salvação inclui o aceitar a Jesus Cristo tanto como Senhor (Deus, Senhor, novo gerente de nossa vida) e Salvador. Envolve a crença de coração (o centro de nosso ser que rege, governa e escolhe). Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo."

A SALVAÇÃO É SIMPLES !

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é simples. Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." "O sangue de Jesus, seu Filho, [de Deus] nos purifica de todo pecado" -- 1 João 1:7. Devemos, pessoalmente e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É assim que o recebemos. Se clamarmos assim, ele deve salvar-nos, ou Deus estaria mentindo, e Deus não pode mentir. Se Jesus nos amou a ponto de morrer para nos salvar, então desapontar-nos-ia quando invocássemos o seu nome? É claro que não! Deus o ama e deseja que você seja salvo. Você gostaria de receber Jesus como seu Senhor e Salvador neste instante? Eis uma oração que você pode fazer agora mesmo com todo o coração: "Senhor Jesus, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu sangue vertido. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Agora recebo-te como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém." Jesus o salvou ou ele mentiu? Ele tinha de fazer uma das duas coisas. Segundo Romanos 10:13, se você invocou, crendo Nele, Ele o salvou e você está limpo de seu pecado.

A SALVAÇÃO É CERTA !

A pessoa pode saber que é salva não simplesmente pelo sentimento, mas porque a Palavra de Deus o afirma! Decore João 3:36: "Quem crê no Filho tem a vida eterna." O que é que você tem neste instante, segundo a Palavra de Deus? Para onde você iria se morresse neste instante, segundo a Palavra de Deus? "(Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor". (2 Coríntios 5:7,8) Se agora você sabe que Jesus o salvou, segundo sua palavra, por favor, tire alguns instantes agora e agradeça-lhe em voz alta o tê-lo salvo enquanto oramos. 1 João 5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."

SALVAÇÃO É CRER !

Escolha crer em Cristo, com sentimentos ou sem eles, e Ele lhe provará Sua realidade à medida que você der o passo da fé, crendo que Ele cumpriu Sua palavra e o salvou. Três homens entram no mesmo elevador e querem ir para o sétimo andar. Um sorri, outro chora, outro tem o rosto impassível, sem emoções. Todos os três chegam ao sétimo andar, a despeito de seus sentimentos, porque acreditaram no elevador e se entregaram a ele. Assim também acontece com a confiança em Cristo -- com sentimentos ou sem eles. Ele o salvará instantaneamente e o levará aos céus.

A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá! Entre outras coisas, isto significa que você sairá da frieza espiritual e seguirá ao Cristo bíblico! A salvação verdadeira produz boas obras e obediência a Cristo Trabalhar pela salvação mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar. Entretanto, a salvação verdadeira e a verdadeira fé, sempre produzem boas obras! Tiago 2:20: "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?"

Macieiras produzem maçãs. Os cristãos verdadeiros produzem boas obras. As maçãs são produtos da árvore e provam que é uma macieira. Mas já era macieira antes de produzir maçãs. Da mesma forma, as boas obras nunca produzem um cristão; meramente provam que essa pessoa é cristã. De acordo com 2 Coríntios 5:17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Devemos ter a salvação a fim de demonstrá-la, assim como devemos ter o carro antes de podermos demonstrá-lo!

(Extraído: Pr. Floyd).

copiado e colado integralmente do Portal Webservos


05 maio 2008

AS CINCO MANEIRAS DE AFASTAR O SEU FILHO DA IGREJA

- Diante das menores dificuldades, tais como, indisposição, chuva, frio, cansaço, não vá aos cultos. Com isso seu filho vai crescer com a idéia de que freqüentar as reuniões não é assim tão necessário.

"... e considerem-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.( Hebreus 10:24,25 )

- Quando estive à mesa ou reuniões da família, faça comentários ou críticas ao ensino do pastor ou líderes. Com isso seu filho crescerá não tendo respeito por eles, nem dando créditos aos seus ensinos.

"Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós"( I Tessalonicenses 5:12,13 )

- Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal que valor há em aplicar princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar.

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.( Deuteronômino 6:6,7 )

- Gaste diante da TV todo seu tempo que passa em casa, ao invés de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza seu filho aprenderá que, orar e estudar a palavra de Deus não tem nenhum valor pra você.

"E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir.."( Deuteronômino 17:19 )

- Comente a vontade a vida dos outros membros da igreja, depois ao encontrá - los na igreja, apresse - se a cumprimentá - los com um largo sorriso. Com isso seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia e não deseja seguir o mesmo caminho.

"...que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens".( Tito 3:2 )

Incentive seu filho a estar sempre participando das nossas reuniões para com isso vir a receber a palavra de Deus.

" Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". ( Provérbios 22:6 )

____________________________________________________________

INFORMAÇÃO LEGAL


Esclarecemos que o blog da "IGREJA BATISTA NOVA VIDA", exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal, que dispõem sobre a "livre manifestação do pensamento" e a "livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". Salientando ainda o inciso VI, do mesmo artigo, que sentencia "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Fonte: Constituição do Brasil

Sobre direitos autorais, nos baseamos na lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege (Capítulo IV, artigo 46º), que diz: "Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9610.htm

ACOMPANHAMOS